Descrição

O sensor Go Direct® Projectile Launcher (GDX-PL) é um dispositivo educativo concebido para lançar projéteis (bolas de aço) e medir simultaneamente o ângulo de lançamento e a velocidade inicial, permitindo o estudo quantitativo da cinemática bidimensional (movimento de projéteis).

É ideal para uso em aulas de física, laboratórios escolares e universitários, demonstrando conceitos como trajetória, alcance, tempo de voo e decomposição de vetores.

O dispositivo liga-se através de Bluetooth® ou via USB a computadores, tablets ou interfaces Vernier (LabQuest etc.).


O que inclui / componentes

O GDX-PL, vêm incluídos os seguintes itens:

  • O próprio lançador de projéteis (câmara de lançamento pneumática)
  • 6 bolas de aço
  • Bomba manual (para pressurizar a câmara)
  • 2 pares de óculos de segurança
  • Nível (device para verificar horizontalidade)
  • Rolo de papel encerado para marcação (waxed marking paper)
  • Cabo micro-USB

Também há acessórios opcionais / peças sobressalentes como:

  • Time of Flight Pad (acessório para medir tempo de voo)
  • Parada de projétil (Projectile Stop)
  • Acessório de Independência de Movimento (Independence of Motion Accessory)

Especificações técnicas e características de funcionamento

Faixas e parâmetros medidos

ParâmetroFaixa / valor típico
Ângulo de lançamento0° a 90°
Velocidade de lançamentoAté aproximadamente 6 m/s
Distância máxima de alcance~2,5 m em condições apropriadas
Altura inicial do projétil (em relação à base)~0,146 m (146 mm)
Espaçamento entre photogates internos0,05 m (50 mm)
Diâmetro da bola de aço~0,01746 m (17,46 mm)
Massa da bola de aço~21,8 g

Principais mecanismos / sensores embutidos

  • Fotogates internos: dois fotogates posicionados dentro da câmara de lançamento permitem medir o tempo que a bola leva a passar de um para o outro, determinando a velocidade inicial com precisão. 
  • Acelerômetros internos: detectam o ângulo de inclinação da câmara em relação à vertical/horizontal, reportando automaticamente o ângulo de lançamento. 
  • Sistema pneumático de lançamento: o lançador é pressurizado por ar através da bomba manual; um botão “Arm” e outro “Launch” permitem lançar a bola apenas quando ambos são pressionados simultaneamente (medida de segurança). 
  • Controle de pressão / knob Range: um controlo (“range knob”) ajusta a pressão máxima na câmara, influenciando a velocidade de lançamento. 

Ligações / compatibilidade

  • Pode ligar-se via Bluetooth® sem fios a dispositivos compatíveis (computador, tablet, etc.). 
  • Ou via USB para ligação direta. 
  • Funciona com o aplicativo Graphical Analysis da Vernier ou outras plataformas compatíveis para recolha de dados. 

Procedimentos básicos

Guia passo a passo para utilizar o GDX-PL de forma correta:

  1. Posicionar o lançador numa superfície plana e fixa (pode prender-se à mesa com braçadeiras). 
  2. Conectar a bomba ao lançador.
  3. Ligar o sensor (via USB ou ativar Bluetooth).
  4. Ajustar o ângulo de lançamento com o parafuso de fixação (rotacionar a câmara para o ângulo desejado).
  5. Ajustar a pressão de lançamento (rodar o knob Range) para definir a força.
  6. Inserir uma bola de aço dentro da câmara, certificando-se de que fique bem encaixada no fundo.
  7. Bomba de ar (manual) até a pressão estabilizar — ouvir pequenos “clicks” de liberação ou esperar alguns instantes para estabilização.
  8. Iniciar a recolha de dados no software (antes do lançamento). 
  9. Pressionar simultaneamente Arm e Launch para efectuar o disparo da bola. 
  10. A bola será lançada e percorre uma trajetória; o software regista velocidade inicial, ângulo, e depois com base nesses dados é possível calcular alcance, tempo de voo, etc.

Cuidados, segurança e manutenção

Segurança

  • Use sempre óculos de proteção para os utilizadores e quem estiver por perto. 
  • Para lançar, é necessário pressionar ao mesmo tempo os botões “Arm” e “Launch” — mecanismo de segurança para evitar lançamentos acidentais.
  • Não colocar face, mãos ou partes do corpo à frente do cano de lançamento.
  • Não ultrapassar pressão de 150 psi na câmara.
  • Nunca apontar o lançador contra pessoas, animais ou objetos sensíveis.

Manutenção e conservação

  • Não guardar o dispositivo sob pressão. Antes de desligar, descarregar a câmara (algumas descargas com lançamentos ou usar botão de libertação de pressão).
  • Retirar a bomba quando armazenar.
  • As bolas de aço podem corroer — guardar em recipiente hermético, evitar humidade.
  • Se houver sujidade no interior da câmara, usar ar comprimido para remover detritos. Se necessário limpar com pano ou solvente leve (evitando danificar o interior).
  • Não imergir o lançador em água — não é resistente à água.

Atividades / Experiências possíveis

Com o GDX-PL, pode-se realizar uma ampla gama de experiências didáticas centradas em física de movimento de projéteis:

  1. Alcance vs ângulo de lançamento
    • Fixar uma pressão constante e variar o ângulo (por exemplo de 5° em 5° até 70°).
    • Medir a distância alcançada (marcar no papel encerado).
    • Identificar o ângulo ótimo para maior alcance (teoricamente 45° em plano uniforme).
  2. Medição da velocidade inicial
    • Com ângulo 0° (horizontal), efetuar vários lançamentos, medir velocidades iniciais (via fotogates internos) e calcular média e desvio padrão.
  3. Prever o ponto de aterragem usando a cinemática
    • Com velocidade conhecida, prever onde o projétil cairá (usando fórmulas de movimento horizontal/vertical).
    • Colocar papel ou fita adesiva no local estimado e comparar com o local real.
  4. Variação de ângulo + velocidade
    • Lanzar a diferentes ângulos e velocidades (ajustando pressão) e comparar dados com modelo teórico.
  5. Tentar atingir um alvo
    • Colocar um alvo (por exemplo um caneco, caixa, ou círculo desenhado) a certa distância e desafiar os alunos a calcularem e acertarem no alvo com um lançamento só.
  6. Estudo de variação horizontal e vertical
    • Projetar para frente (ângulo zero) a partir de uma mesa alta; medir tempo de queda (vertical) e distância horizontal percorrida — relacionar com equações de movimento independente nos eixos x e y.
  7. Experimentos de independência de movimento
    • Usar o acessório de Time of Flight (se disponível) para medir o tempo total de voo e comparar com cálculos baseados na velocidade inicial e ângulo.
  8. Análise estatística e erro experimental
    • Múltiplos lançamentos em mesmas condições, calcular média, variância, erro sistemático e aleatório.
    • Comparar os resultados experimentais com os modelos teóricos, discutir fontes de discrepância (resistência do ar, atrito, pequenos desalinhamentos, imperfeições no lançamento).
  9. Extensões e investigações abertas
    • Verificar efeito de variações de pressão (força de lançamento) no alcance.
    • Estudar por que, em ângulos elevados (acima de ~70°), o rendimento pode desviar do modelo ideal (o lançador pneumático pode não seguir perfeitamente o plano vertical).
    • Comparar os dados obtidos com os modelos que incluem resistência do ar.
|

Lançador de projéteis - Go Direct ®

Sensores s/ Fios