Descrição
O sensor Go Direct® Projectile Launcher (GDX-PL) é um dispositivo educativo concebido para lançar projéteis (bolas de aço) e medir simultaneamente o ângulo de lançamento e a velocidade inicial, permitindo o estudo quantitativo da cinemática bidimensional (movimento de projéteis).
É ideal para uso em aulas de física, laboratórios escolares e universitários, demonstrando conceitos como trajetória, alcance, tempo de voo e decomposição de vetores.
O dispositivo liga-se através de Bluetooth® ou via USB a computadores, tablets ou interfaces Vernier (LabQuest etc.).
O que inclui / componentes
O GDX-PL, vêm incluídos os seguintes itens:
- O próprio lançador de projéteis (câmara de lançamento pneumática)
- 6 bolas de aço
- Bomba manual (para pressurizar a câmara)
- 2 pares de óculos de segurança
- Nível (device para verificar horizontalidade)
- Rolo de papel encerado para marcação (waxed marking paper)
- Cabo micro-USB
Também há acessórios opcionais / peças sobressalentes como:
- Time of Flight Pad (acessório para medir tempo de voo)
- Parada de projétil (Projectile Stop)
- Acessório de Independência de Movimento (Independence of Motion Accessory)
Especificações técnicas e características de funcionamento
Faixas e parâmetros medidos
Principais mecanismos / sensores embutidos
- Fotogates internos: dois fotogates posicionados dentro da câmara de lançamento permitem medir o tempo que a bola leva a passar de um para o outro, determinando a velocidade inicial com precisão.
- Acelerômetros internos: detectam o ângulo de inclinação da câmara em relação à vertical/horizontal, reportando automaticamente o ângulo de lançamento.
- Sistema pneumático de lançamento: o lançador é pressurizado por ar através da bomba manual; um botão “Arm” e outro “Launch” permitem lançar a bola apenas quando ambos são pressionados simultaneamente (medida de segurança).
- Controle de pressão / knob Range: um controlo (“range knob”) ajusta a pressão máxima na câmara, influenciando a velocidade de lançamento.
Ligações / compatibilidade
- Pode ligar-se via Bluetooth® sem fios a dispositivos compatíveis (computador, tablet, etc.).
- Ou via USB para ligação direta.
- Funciona com o aplicativo Graphical Analysis da Vernier ou outras plataformas compatíveis para recolha de dados.
Procedimentos básicos
Guia passo a passo para utilizar o GDX-PL de forma correta:
- Posicionar o lançador numa superfície plana e fixa (pode prender-se à mesa com braçadeiras).
- Conectar a bomba ao lançador.
- Ligar o sensor (via USB ou ativar Bluetooth).
- Ajustar o ângulo de lançamento com o parafuso de fixação (rotacionar a câmara para o ângulo desejado).
- Ajustar a pressão de lançamento (rodar o knob Range) para definir a força.
- Inserir uma bola de aço dentro da câmara, certificando-se de que fique bem encaixada no fundo.
- Bomba de ar (manual) até a pressão estabilizar — ouvir pequenos “clicks” de liberação ou esperar alguns instantes para estabilização.
- Iniciar a recolha de dados no software (antes do lançamento).
- Pressionar simultaneamente Arm e Launch para efectuar o disparo da bola.
- A bola será lançada e percorre uma trajetória; o software regista velocidade inicial, ângulo, e depois com base nesses dados é possível calcular alcance, tempo de voo, etc.
Cuidados, segurança e manutenção
Segurança
- Use sempre óculos de proteção para os utilizadores e quem estiver por perto.
- Para lançar, é necessário pressionar ao mesmo tempo os botões “Arm” e “Launch” — mecanismo de segurança para evitar lançamentos acidentais.
- Não colocar face, mãos ou partes do corpo à frente do cano de lançamento.
- Não ultrapassar pressão de 150 psi na câmara.
- Nunca apontar o lançador contra pessoas, animais ou objetos sensíveis.
Manutenção e conservação
- Não guardar o dispositivo sob pressão. Antes de desligar, descarregar a câmara (algumas descargas com lançamentos ou usar botão de libertação de pressão).
- Retirar a bomba quando armazenar.
- As bolas de aço podem corroer — guardar em recipiente hermético, evitar humidade.
- Se houver sujidade no interior da câmara, usar ar comprimido para remover detritos. Se necessário limpar com pano ou solvente leve (evitando danificar o interior).
- Não imergir o lançador em água — não é resistente à água.
Atividades / Experiências possíveis
Com o GDX-PL, pode-se realizar uma ampla gama de experiências didáticas centradas em física de movimento de projéteis:
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Alcance vs ângulo de lançamento
- Fixar uma pressão constante e variar o ângulo (por exemplo de 5° em 5° até 70°).
- Medir a distância alcançada (marcar no papel encerado).
- Identificar o ângulo ótimo para maior alcance (teoricamente 45° em plano uniforme).
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Medição da velocidade inicial
- Com ângulo 0° (horizontal), efetuar vários lançamentos, medir velocidades iniciais (via fotogates internos) e calcular média e desvio padrão.
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Prever o ponto de aterragem usando a cinemática
- Com velocidade conhecida, prever onde o projétil cairá (usando fórmulas de movimento horizontal/vertical).
- Colocar papel ou fita adesiva no local estimado e comparar com o local real.
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Variação de ângulo + velocidade
- Lanzar a diferentes ângulos e velocidades (ajustando pressão) e comparar dados com modelo teórico.
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Tentar atingir um alvo
- Colocar um alvo (por exemplo um caneco, caixa, ou círculo desenhado) a certa distância e desafiar os alunos a calcularem e acertarem no alvo com um lançamento só.
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Estudo de variação horizontal e vertical
- Projetar para frente (ângulo zero) a partir de uma mesa alta; medir tempo de queda (vertical) e distância horizontal percorrida — relacionar com equações de movimento independente nos eixos x e y.
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Experimentos de independência de movimento
- Usar o acessório de Time of Flight (se disponível) para medir o tempo total de voo e comparar com cálculos baseados na velocidade inicial e ângulo.
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Análise estatística e erro experimental
- Múltiplos lançamentos em mesmas condições, calcular média, variância, erro sistemático e aleatório.
- Comparar os resultados experimentais com os modelos teóricos, discutir fontes de discrepância (resistência do ar, atrito, pequenos desalinhamentos, imperfeições no lançamento).
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Extensões e investigações abertas
- Verificar efeito de variações de pressão (força de lançamento) no alcance.
- Estudar por que, em ângulos elevados (acima de ~70°), o rendimento pode desviar do modelo ideal (o lançador pneumático pode não seguir perfeitamente o plano vertical).
- Comparar os dados obtidos com os modelos que incluem resistência do ar.